16/05/2023

Quais os cuidados necessários com as roupas de inverno que ficaram guardadas?

O inverno está chegando e com ele o momento de tirar do armário o seu moletom masculino favorito e outras peças confortáveis para os dias de clima mais frio, não é mesmo? Os cuidados na hora de guardar as roupas de inverno são fundamentais para que elas possam ser conservadas e usadas posteriormente.

 

No entanto, algumas ações são importantes para que as peças possam ser utilizadas novamente sem causar nenhum tipo de incômodo. Nesse artigo separamos algumas informações para te ajudar a cuidar das roupas armazenadas antes que você volte a utilizá-las. Por isso, leia com bastante atenção.

3 cuidados que você precisa ter com as roupas que ficaram armazenadas

1. Lave todas as peças

Assim que você perceber que o inverno está chegando, é hora de abrir as embalagens das roupas guardadas e providenciar a higienização das peças. Lembre-se que nesse momento é hora de lavar tudo o que ficou guardado, mesmo que aparentemente elas estejam limpas.

 

Esse passo é fundamental também antes do armazenamento para retirar as sujidades visíveis e invisíveis, evitando assim que as roupas não sejam destruídas por insetos e até mesmo por micro-organismos. Estes são atraídos por suor ou mesmo fragmentos da pele que podem ficar presos às fibras das roupas.

 

Além disso, após ficarem guardadas por muito tempo também precisam ser higienizadas antes do uso. Mesmo que você tenha todos os cuidados ao armazenar as peças para evitar mau cheiro, mofo ou mesmo a presença de traças, por ficarem guardadas por um longo período, elas podem ficar com cheiro desagradável.

2. Coloque as roupas para secar ao sol

Por serem roupas mais grossas como o moletom masculino e as blusas de lã, um dos grandes desafios é deixar as peças secarem completamente, pois na maioria dos casos, elas demoram muito tempo para que não fique nenhuma umidade.

 

No entanto, esse é um passo fundamental, visto que, se as peças não estiverem completamente secas, podem ficar com mau cheiro.

Além disso, ao secarem ao sol após ficarem guardadas por um longo período, as peças ficarão livres de qualquer agente patológico que possa causar alergias.

 

Caso essa ação não seja possível, ao optar por secar à sombra é importante usar as peças somente após estarem completamente secas, pois, a presença de umidade pode resultar em mau cheiro e desconforto ao se vestir.

3. Separe as peças de acordo com a categoria

Após a higienização das roupas masculinas de inverno, separe as peças por categoria dentro do guarda-roupa, camisetas de manga longa, casacos e calças masculinas. Por exemplo, os moletons masculinos devem ficar junto a outras peças do mesmo tecido.

 

A organização é fundamental na hora de guardar suas roupas dentro dos armários, quando elas voltarão a ser usadas no inverno. Essa organização por categoria ajuda até mesmo na hora de escolher as peças para montar looks atrativos.

 

Sendo assim, separe cada uma das peças de acordo com a categoria e o tipo de tecido. Fique atento às especificações dos tecidos, pois alguns requerem maior atenção e cuidado. Alguns exemplos são as peças de couro, camurça ou outros tecidos com diferentes texturas.

 

Peças de couro precisam de produtos específicos para ficarem hidratados e bonitos, além de ajudarem a aumentar sua vida útil.

Dica bônus: aproveite o momento para doar roupas que você não usa mais

 

Na hora de manusear as roupas de inverno que ficaram guardadas você pode aproveitar esse momento para analisar seu armário e verificar o que vai ou não ser utilizado.

 

Uma dica é fazer doações das peças que você não quer mais usar, reservando apenas aquelas que realmente serão usadas. Essa é uma forma de ajudar as pessoas que não podem comprar roupas novas no inverno.

 

Além disso, terá mais espaço para colocar novas peças, caso esteja pensando em adquirir roupas masculinas OVBK para montar looks atrativos, seja para o trabalho ou para passeios.

 

Uma forma de saber quais peças podem ser doadas é analisar aquelas que há mais de um ano você não usa ou aquelas que são desproporcionais à sua silhueta. Seja porque estão apertadas ou folgadas.

Conclusão

As roupas de inverno são essenciais para manter o aquecimento térmico. No entanto, por serem produzidas com tecidos mais densos e com maior número de fibras, elas geralmente não são utilizadas em outras estações.

 

Por isso, quando o período mais frio se encerra, é importante providenciar o armazenamento das peças. No entanto, quando o inverno volta é preciso tirar as peças das embalagens e providenciar a higienização de cada uma delas para serem usadas novamente.

 

É importante lembrarmos que, os cuidados com cada peça de acordo com as suas especificações, como tipo de tecido, é fundamental para que elas sejam conservadas adequadamente, seja durante o armazenamento ou mesmo enquanto a temperatura estiver mais baixa e você precisar usar as roupas de inverno.

 

Por isso, nunca deixe de ler as etiquetas das peças para saber quais cuidados devem ser tomados para melhor conservação do tecido, seja antes do armazenamento ou após.

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!