Calça chino masculina: sua história, evolução e como usar
Uma peça que quanto mais usada, mais bonita fica. Esse é o resumo da calça chino. Apesar das campeãs nos guarda-roupas masculinos ainda serem as calças jeans, a calça chino masculina é uma peça que nunca sai de moda.
Para melhor explicar, essa peça é uma calça em sarja confeccionada em algodão. Podemos dizer que é uma calça que transita entre os modelos sociais e a casualidade do denim. Para saber mais sobre essa peça fantástica, acompanhe o breve conteúdo que separamos.
Ao decorrer do artigo reunimos as principais informações para explorar a história da calça e até mesmo algumas das melhores inspirações. Quer saber como usar ainda mais e ficar na moda? Conheça uma das melhores peças da moda masculina agora mesmo!
História da calça chino
A história da calça chino começa no fim do século XIX em um contexto bem peculiar. Ainda durante a guerra dos hispânicos os uniformes adotados pelas tropas americanas nas Filipinas foram totalmente confeccionadas em sarja de algodão, especificamente na cor bege.
O nome chino vem por conta da sua produção, que era feita na China devido à proximidade. Vale destacar que a sua inspiração veio das tropas britânicas estacionadas na índia que começaram a usar em meados de 1840.
Para criar algo mais favorável ao clima, Sir Henry Lumsden decidiu tingir o seu pijama com uma cor amarelo-marrom. Pouco depois essa cor fica famosa e os regimentos indianos e britânicos passam a usar somente uniformes nas cores de cáqui ou cor do chão como era conhecido.
Evolução da calça chino no mundo da moda
A calça chino ganha a cena nos uniformes de tropas novamente durante a Segunda Guerra Mundial. Dessa vez pertencente aos soldados dos EUA, mas agora com uma aparência ainda mais moderna.
Os registros da época não são bons para comparar as peças e suas variações nos modelos e costuras, mas tínhamos diferenças bem marcantes onde somente o tom era que mais aproximava os uniformes.
Um detalhe muito importante é que as peças dos EUA, especificamente as calças chinos do exército não tinham pregas como a primeira versão. Acredita-se que o design utilizado por eles durante a Segunda Guerra seria o mais próximo que temos até o padrão atual conhecido e presente na moda masculina.
Calça chino: vida civil e moda americana
Com o passar dos anos temos a transição da calça chino para a vida civil, muito utilizada entre os jovens que voltavam da guerra para as suas casas. Com isso, quando esses jovens passaram a frequentar a faculdade, os trajes militares assim como a calça chino passaram a ser mais comuns entre os universitários.
As gerações passaram a identificar essa e outras peças que faziam parte dos uniformes como opções de peças descoladas. Sendo assim, passou a dominar grande parte do famoso estilo americano que conhecemos graças aos filmes de Hollywood da época que mostravam a cultura e moda daquele período.
Aquela simples calça chino por si só já apresentava uma breve descrição de como os americanos misturavam o lazer e o trabalho, estilo e utilitarismo para definir as peças de seu guarda-roupa ocidental masculino.
Vale destacar que o uso dessas roupas eram marcantes já que ainda estamos em um contexto em que as roupas utilizadas para frequentar a faculdade nada mais eram do que paletós e gravatas.
Como usar as famosas calças chino?
Agora que já apresentamos um bom contexto em relação a sua criação e principalmente história, vamos falar um pouco dessas peças na atualidade. As calças chino fazem parte da moda masculina e estão na maioria das composições masculinas.
Diante disso, existe uma necessidade de abordar cada vez mais as melhores formas de usar essas peças para compor looks fantásticos.
Calça chino casual
Em sua grande maioria são modelos bem mais leves e que possuem apenas alguns detalhes de costura. Essas peças podem ser usadas com camisetas masculinas brancas, jaquetas casuais e camisas polos. Um detalhe interessante é que você pode usar a barra da camiseta para fora das calças se ela for curta.
Calça chino workwear
Temos um modelo mais pesado em relação ao anterior, essa calça também é fabricada em sarja de algodão bem mais resistente. Para esse tipo podemos encontrar os mais variados caimentos, mas a proposta é realmente entregar um look mais robusto.
Opte por usar camisas vermelhas masculinas flaneladas em xadrez, casacos mais robustos e botas que passem o ar de pesadas para compor todo o seu look.
Conclusão
Ao decorrer do conteúdo apresentamos um pouco da versatilidade e história da calça chino, que apesar de ser uma peça antiga, nunca saiu de moda ou perdeu sua graça. Além disso, destacamos dois dos principais modelos atuais e como utilizar cada um deles no seu look.
Se você gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre a história da moda masculina e receber novos posts como esse, acesse nosso site!