12/09/2023

Armário cápsula: uma tendência para homens modernos

O armário cápsula é uma maneira de organizar seu guarda-roupa de uma forma funcional, econômica e sustentável. Você poderá ter peças básicas como a camiseta masculina, algumas calças e bermudas, 2 agasalhos em diferentes estilos, entre peças que sejam essenciais e, ao mesmo tempo, fáceis de combinar.

 

O segredo para organizar seu armário dessa forma é usar alguns critérios pessoais que vão direcionar a escolha das peças, bem como sua modelagem, estilo e cores. Você pode fazer essa mudança sozinho ou contar com a ajuda de um personal stylist.

 

Uma das grandes vantagens é que suas roupas masculinas não serão descartadas, pois o principal objetivo é reduzir a geração de lixo. Sendo assim, seu armário cápsula será organizado com as peças que você possui, reduzindo as compras e consequentemente os gastos desnecessários. Continue lendo esse artigo para saber mais sobre esse assunto.

6 dicas para organizar seu armário cápsula

1. Avalie as peças que você possui

A principal proposta do armário cápsula é guardar apenas as roupas que são realmente usadas e reduzir para o menor número de peças possível. Embora exista uma estimativa de deixar cerca de 37 a 40 peças, precisamos ponderar, pois, as necessidades são individuais.

 

Separe tudo o que está em seu guarda-roupa e avalie o que realmente é necessário. Se você passou pelas 4 estações sem usar uma determinada peça, provavelmente não a vestirá novamente. Nesse caso, você tem duas opções: doar ou vender. Ambas são iniciativas sustentáveis, por ajudarem o próximo e reduzir a geração de lixo ao reaproveitar as peças.

2. Separe as peças de acordo com as suas necessidades

Embora o objetivo seja ter um guarda-roupa mais enxuto, é preciso avaliar suas reais necessidades na hora de se vestir. Isso inclui o estilo de roupas usadas para trabalhar e para as demais ocasiões.

Na hora de reduzir a quantidade de peças, não se esqueça de deixar aquelas que farão parte da sua rotina. O segredo do armário cápsula é se vestir de forma versátil, fazendo variadas combinações com poucas peças.

3. Escolha as cores ideais

Muitas pessoas ainda acreditam que organizar seu armário com a abordagem no minimalismo na moda masculina é optar apenas por tons neutros. Embora eles sejam bem-vindos, devido à facilidade de combinações, você pode optar por ter cores chamativas.

 

No entanto, é preciso ter consciência que haverá menos possibilidade de combinações, e por isso, talvez seja preciso adquirir algumas peças que combinem com essa variação de tom. Mas, tenha o cuidado de não exagerar na quantidade de peças coloridas, para que seu guarda-roupas não fique disfuncional.

4. Tenha calma na hora de comprar novas peças

Para não cair em contradição com seus objetivos ao organizar seu armário cápsula, é importante ter mais atenção na hora de comprar roupas novas. Avalie se a peça escolhida combina com outras que você já possui e se de fato há necessidade dessa nova aquisição.

 

Além disso, é preciso se preocupar com a qualidade, pois, ela é deve ser sinônimo de durabilidade e economia.

5. Escolha bem os sapatos

Ao organizar o armário cápsula é importante dar atenção também aos sapatos, eles também precisam ser reduzidos, mas não devem fugir do básico para uma boa composição. Você pode ter um tênis esportivo, outro casual, um par de botas, outro de sapato social e chinelo. Desde que sejam bonitos e de qualidade.

 

Você pode ter também alguns acessórios, tais como bonés, chapéus, toucas, cachecóis, colares, pulseiras e relógios. O segredo do armário cápsula é não ter excesso de itens, mas sim, o básico, que seja bonito e tenha qualidade.

6. Preze pela qualidade sempre

O armário cápsula é uma forte tendência do homem moderno, no entanto, ele é muito mais que um estilo de organização e de vida. É uma forma de preservar o meio ambiente, reduzindo a geração de lixo e o consumo excessivo de peças.

 

No entanto, se as roupas, sapatos e acessórios não forem escolhidos baseados no critério de qualidade e alta durabilidade, certamente você continuará gastando com a recompra. Além disso, as peças cujas fibras relaxam com facilidade transformará a roupa ou outro item, em algo inútil, aumentando a geração de lixo.

 

Por isso, mesmo que seja preciso investir um pouco mais, você terá um custo-benefício excelente com peças bonitas e duráveis.

Conclusão

Muito mais que investir em uma ou outra camiseta de manga longa masculina para montar seu armário cápsula, é preciso ter consciência da responsabilidade de todos diante do planeta e da preservação do meio ambiente.

 

O segmento de moda é um dos que mais gera lixo e contribui diretamente para a poluição de rios e mares, por isso, é fundamental mudarmos nossa postura e começarmos a consumir de forma responsável, pensando na sustentabilidade e no futuro do planeta.

 

Sendo assim, montar um armário cápsula é o primeiro passo para se vestir bem, sem gastar muito e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente.