26/02/2024

Moda do sustentável: seja um exemplo

Quando falamos em sustentabilidade é comum ver aquele grupo de pessoas que defendem essa causa com determinação e às vezes com certo exagero, por isso, a compra de uma camiseta azul masculina é uma ação cometida apenas com bastante análise prévia.

 

No entanto, comportamentos extremistas não contribuem para agregar outras pessoas a uma causa tão importante, por isso, nesse artigo falaremos um pouco sobre a importância de você se tornar um grande exemplo, sem ser militante chato, que queira defender essa causa a qualquer custo. Vamos lá?

6 dicas para ser sustentável

1. Não seja um militante

Não há problema algum em escolhermos defender uma causa, porém, é importante não ser chato e querer obrigar as pessoas a terem as mesmas convicções que você. Portanto, se realmente deseja convencer os outros sobre as suas crenças, seja um exemplo.

 

Dessa forma, os benefícios da sua decisão serão claramente percebidos e a adesão das pessoas será voluntária e não forçada, formando assim uma rede de influência.

2. Analise seus hábitos de compras

Desde a escolha de uma camiseta branca masculina à compra de produtos de limpeza, seja uma pessoa consciente. Opte sempre por aqueles que poluem menos o meio ambiente, preferencialmente, produtos produzidos com ingredientes naturais e que não sejam testados em animais.

 

Uma dica é escolher roupas, sapatos, acessórios, cosméticos, entre outros, diretamente de empresas que trabalham com consciência ambiental, dessa forma você terá muito mais segurança ao adquirir produtos produzidos respeitando o meio ambiente e seus recursos naturais.

 

Outra dica é aprender a produzir vários tipos de cosméticos e produtos de limpeza com ingredientes naturais. Além de utilizá-los, poderá comercializá-los, aumentando assim o consumo e potencializando a preservação do meio ambiente.

 

 

3. Seja adepto das sacolas retornáveis ou ecobags

Uma das formas de aderir à moda sustentável é se tornar adepto às sacolas retornáveis. Uma dica para sempre ter uma sempre à mão é levar na bolsa ou deixar no carro. Dessa forma, quando você for às compras, mesmo que inesperadamente, poderá deixar de lado as sacolas plásticas.

 

Elas podem ser de tecido ou de algum material reciclável. Por serem duráveis, a geração de lixo é reduzida, assim como o uso do plástico.

4. Evite a compra e consumo de produtos industrializados

Os alimentos industrializados são bem práticos, mas não trazem benefícios à saúde por serem ultraprocessados, com excesso de sódio, gorduras hidrogenadas e açúcares. Além disso, sua produção e consumo contribui para o aumento da produção de lixo, consequentemente é algo prejudicial ao meio ambiente.

 

Seja adepto da filosofia, descasque mais e desembale menos. Dessa forma, você poderá se alimentar melhor e ainda ser um praticante da moda sustentável.

5.  Demonstre seus hábitos sustentáveis com pequenas ações

Além de mudar os hábitos de consumo, é importante estar atento a algumas pequenas ações no dia a dia. Por exemplo, consumir menos carne, não jogar lixo no chão. Levar saquinhos de lixo na bolsa para recolher dejetos durante os passeios.

 

Seja uma pessoa econômica em todos os aspectos. Na hora de comprar roupas, prefira fornecedores que trabalhem com peças de qualidade, produzidas com material de primeira linha. Assim, você terá roupas muito mais duráveis, evitando assim a recompra frequente.

 

6. Opte por transportes alternativos

Andar de bicicleta ou patinete é uma atividade física bastante prazerosa, mas ela pode ser ainda melhor se você optar por substituir o veículo por esse transporte alternativo. Essa é uma forma de contribuir diretamente para a preservação do meio ambiente, devido à redução da emissão de gases poluentes.

Vantagens de seguir a moda sustentável

Muito mais que contribuir com a preservação do meio ambiente, ao seguir a moda sustentável você estará seguindo um estilo de vida muito mais simples e equilibrado. Ao mudar hábitos e alguns comportamentos, naturalmente você se tornará uma grande influência para as pessoas que estão ao seu redor.

 

Além disso, optando por uma alimentação mais natural, você terá muito mais qualidade de vida, maior disposição para o dia a dia, além de reduzir gastos e estimular o consumo consciente na família e dos amigos.

Conclusão

A moda sustentável é muito mais que escolher peças de roupas de qualidade e seguir alguns hábitos de vida que contribuam com a preservação do meio ambiente. Aprender a optar por alimentos naturais direto do produtor, reaproveitar os materiais recicláveis, dando a eles a destinação correta, são ações simples, mas que fazem muita diferença.

 

Ademais, você será uma grande influência para as pessoas que estão à sua volta, sem se tornar uma pessoa militante e chata.